sábado, 25 de fevereiro de 2012

É Dia de Festa!!!

História

Tem coisa melhor do que completar mais um ano de vida? Nessa data, é dia de ganhar presente, apagar velinhas e comer bolo. A gente nem sabe direito por que segue as tradições, mas faz tudo que tem direito porque é gostoso repetir esses rituais. Mas saiba que cada um deles tem, sim, uma origem muito curiosa.
Na antigüidade, só os governantes e os deuses tinham direito a festas de arromba, com muita comilança, desfiles e uma porção de atividades que paravam as cidades. Os simples mortais não podiam ser honrados, nem mesmo lembrados no dia de aniversário.

Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, em Éfeso, atual Turquia,quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua. Os gregos costumavam acender velas no bolo oferecido à deusa. Para eles, a chama das velas simbolizava as luzes do luar, as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.
Contam algumas lendas antigas que, se o bolo de aniversário murchasse no forno, era um sinal de má sorte para o ano seguinte. Moedas e jóias eram assadas dentro dos bolos e os convidados que recebessem as fatias com as preciosidades teriam a garantia de riqueza e felicidade para os próximos anos.
Embora não saibam exatamente quando a tradição surgiu no Ocidente, os historiadores sabem que a festa já era conhecida na Antiguidade. Os romanos já comemoravam O dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como "dies sollemnis natalis".
Há especialistas que defendem outra teoria. Segundo ela, a tradição surgiu na Alemanha medieval, onde se costumava preparar uma massa de pão doce no formato do menino Jesus no Natal. Depois essa guloseima seria adaptada para a comemoração do aniversário de crianças. Os camponeses faziam festas que começavam ao raiar do dia. As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. O número de velinhas não era igual ao da quantidade de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais, que representava a luz da vida.
Fada's Doces Finos
.

Fonte: http://história.abril.com.br
http://historia.abril.com.br/alimentacao/origem-bolo-aniversario
wikipedia.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...